quarta-feira, 18 de abril de 2012

AÇUDE CHEIA DE 1979 

Açude Boqueirão

O Açude Epitácio Pessoa localiza-se no município paraíbano de Boqueirão, e tem uma bacia que se estende pelos municípios de Boqueirão, Cabaceiras e São Miguel de Taipu.
A represa abastece as cidades de Campina Grande, Boqueirão, Queimadas, Pocinhos, Caturité, Riacho de Santo Antônio e Barra de São Miguel, no estado da Paraíba, e suas águas, até fevereiro de 1999, eram liberadas através da descarga para o abastecimento urbano e rural e a diluição dos esgotos de mais 14 municípios. Na época de sua construção, a capacidade de armazenamento do açude inicialmente era de 536.000.000 de m³, mas, com o assoreamento, hoje esta capacidade foi reduzida para 436.000.000 m³. A sua lâmina d'água abrange uma superfície em torno de 2.700 ha.
O nome Boqueirão vem do fato que o Rio Paraíba faz um grande corte na Serra do Carnoió, formando um "boqueirão". O nome oficial do açude, Epitácio Pessoa, é uma homenagem ao único presidente do país nascido na Paraíba. No seu governo, o programa de construção de barragens foi intensificado, através do seu Ministério de Viação e Obras Públicas, exercido pelo engenheiro civil Dr José Pires do Rio (1880-1950).
O acesso   ao   local   pode   ser   feito a partir de  Campina  Grande,  por via  rodoviária, através da PB-148.

IMAGENS DA CONSTRUÇÃO DO AÇUDE
Homens na construção do Açude de Boqueirão em 1954





Evento com personalidades diante da Placa no dia da inauguração

Nenhum comentário:

Postar um comentário